
E se o Licenciamento Ambiental deixasse de ser um gargalo… e virasse inteligência? YouX Group Quem já lidou…
Quem já lidou com processos de licenciamento ambiental conhece os desafios: pilhas de documentos, falta de integração entre sistemas e longos períodos de espera. Mas e se, em vez de esperar, os órgãos licenciadores pudessem contar com uma agente inteligente capaz de acelerar todas as etapas do processo? E se existisse uma agente treinada para compreender legislações ambientais, analisar dados, orientar equipes técnicas e entregar relatórios em tempo real?
Essa é a proposta da Yva, a agente de IA da YouX desenvolvida especialmente para transformar a forma como o licenciamento ambiental é conduzido no Brasil.
Mas, nós sabemos que não há uma receita única para o licenciamento. Por isso, a Yva não é apenas uma solução pronta, mas uma inteligência moldável. Desenvolvida com uma arquitetura modular, ela é treinada com base nas legislações, fluxos e bancos de dados de cada território, respeitando a realidade jurídica, técnica e operacional de cada órgão ambiental. Mais do que se adaptar, a Yva se integra: interpreta normas locais, cruza informações estratégicas e entrega respostas precisas, alinhadas às prioridades e desafios de cada equipe. O resultado é uma atuação eficiente, segura e personalizada, porque transformar o licenciamento exige mais do que tecnologia; exige inteligência aplicada ao contexto.
A YouX lançou a Yva como uma plataforma adaptável e escalável, e ela já está em uso no Amazonas. Para o Estado, a agente foi treinada com base nas normas locais e nas especificidades da rotina do IPAAM (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas).
Manaus 05.06.25 Abertura Junho Ambiental IPAAM. Foto: Alex Pazuello/Secom
A apresentação oficial da nova tecnologia aconteceu no dia 5 de junho, durante o evento de abertura do Junho Ambiental 2025, na sede do IPAAM, em Manaus. Na ocasião, o governador Wilson Lima lançou duas novas ferramentas digitais desenvolvidas pela YouX, uma delas, a Yva, que será usada internamente pelo instituto. Atualmente, a Yva está sendo utilizada em uma interface simples e acessível via WhatsApp, respondendo à dúvidas estratégicas e operacionais com base em dados atualizados e em tempo real. Com isso, analistas e gestores do IPAAM já conseguem consultar, de forma ágil e segura, informações como:
Nosso objetivo é claro: aumentar em até 78% a agilidade decisória dos gestores do órgão, reduzir custos operacionais e fortalecer a qualidade técnica dos processos, um avanço importante para um dos instrumentos mais estratégicos da política ambiental brasileira.
Diferente dos ChatBots mais comuns, que se limitam a responder perguntas pré-programadas, a Yva foi desenvolvida com inteligência artificial generativa, o que a torna capaz de compreender contextos e gerar insights acionáveis. Mas ela vai muito além de interação por linguagem natural: a Yva pode atuar de ponta a ponta no processo de licenciamento ambiental, apoiando desde o diagnóstico inicial até a emissão da licença.
Entre suas funcionalidades, a Yva é capaz de:
A Yva não substitui, ela potencializa a atuação das equipes, liberando tempo para análises estratégicas e promovendo decisões mais fundamentadas, confiáveis e transparentes.
Mais de 30 veículos de imprensa, como Estadão, itForum, Broadcast e Portal Sustentabilidade, já destacaram a atuação da Yva como uma inovação concreta e de impacto no setor público. Esse reconhecimento vai além da mídia: representa validação institucional, interesse real e é sinal de que o Brasil está pronto para soluções inteligentes que funcionam na prática.
A Yva para Licenciamento e Regularização Ambiental já está em funcionamento, mas nos bastidores, novos campos de atuação da Yva já estão em desenvolvimento, voltados para áreas como regularização fundiária, monitoramento e fiscalização ambiental e outras frentes críticas da gestão territorial.
A Yva já está no ar. E está cada vez mais próxima dos gestores públicos que querem transformar sua atuação com inteligência, agilidade e propósito.
YouX, regularização fundiária, Sicarf, agronegócio, Governança Fundiária, Terras do Brasil, desenvolvimento sustentável, Amazônia.
E se o Licenciamento Ambiental deixasse de ser um gargalo… e virasse inteligência? YouX Group Quem já lidou…
YouX Conquista Validação como Parceiro Select da AWS e Expande Atuação no Setor Público Validação como Parceira Select e inclusão…
Explorar
Contato
© 2023 • YouX • Desenvolvido por Ideia Brasil