fbpx

Inã:

Plataforma desenvolvida pelo Grupo YouX é lançada pela SEMAD Goiás para impulsionar a proteção ambiental no Estado.

YouX Group

Plataforma gestão ambiental

No último dia 7 de março, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás lançou oficialmente a Inã, plataforma de fiscalização ambiental desenvolvida pelo Grupo YouX. O evento, que representou um marco de desenvolvimento para a SEMAD – GO, contou com a presença de Andréa Vulcanis (Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás), Robson Disarz (Subsecretário de Licenciamento, Fiscalização e Controle Ambiental), Werikson Rodrigues Trigueiro (Superintendente Substituto do IBAMA), Ellen Luise Sanchez Costa (Group YouX), entre outras autoridades e representantes do meio ambiente.

 

Essa plataforma foi projetada para incentivar a participação ativa dos cidadãos na proteção do meio ambiente. Ela permite o reporte de desmatamento, poluição, queimadas, emergências ambientais e atropelamentos de animais silvestres com facilidade e eficiência. É possível anexar fotos, vídeos ou áudios como evidências.

 

O objetivo é simplificar o processo de denúncia, consulta e gerenciamento dessas ocorrências, tornando-o mais acessível a todos. A plataforma está disponível tanto na versão web quanto para download gratuito em dispositivos Android e iOS.

Desafios superados, proteção ambiental fortalecida

Antes da implementação da plataforma “Inã”, as denúncias eram predominantemente feitas por telefone, enquanto os procedimentos administrativos e de fiscalização eram realizados de forma manual, baseados em registros em papel e a ausência de uma plataforma integrada e eficaz também acarretava dificuldades na gestão dos fiscais ambientais.

 

Para enfrentar esses desafios, a SEMAD Goiás adotou a plataforma de Fiscalização e Denúncia “Inã”, desenvolvida pelo Grupo YouX. Essa solução inovadora proporcionou uma transformação fundamental em seus processos de denúncia e fiscalização ambiental. A plataforma oferece uma solução completa, desde a emissão do alerta até a conclusão do processo fiscalizatório, destacando-se por sua abordagem integrada nos módulos Alerta, Gerenciamento e Fiscalização, acessíveis tanto na versão web quanto mobile.

 

Segundo Robson Disarz, subsecretário de Licenciamento, Controle e Fiscalização da SEMAD,  “a Semad recebe grande quantidade de denúncias com pouca consistência, o que dificulta o trabalho das equipes de fiscalização. A plataforma foi construída de modo a estimular a população a entregar mais evidências, o que facilitará o trabalho dos fiscais.”

 

Portanto, além de facilitar o processo de denúncia, a Inã também operacionaliza todo o processo de sanção administrativa ambiental, desde a lavratura do auto de infração até o protocolo e julgamento de defesas.

O que mudou com a INÃ? Veja aqui

Preservando a Alma Indígena do Brasil

Além da idealização e desenvolvimento da plataforma, a equipe YouX ficou responsável também por definir o nome e a identidade visual para o projeto. No processo, toda a inteligência de marketing do grupo se envolveu em pesquisas intensas e entrevistas para extrair um nome que trouxesse mais do que funcionalidade primária da plataforma e alcançasse a essência, o propósito do projeto.

Resgatamos a ancestralidade do Estado de Goiás para investigar termos indígenas, que são carregados de história, cultura e identidade, representando a conexão atemporal com a natureza e os valores que sustentam as comunidades.

A formação do Estado de Goiás está intrinsecamente ligada às suas raízes indígenas e, na língua primária desses povos, cada palavra possui um significado único, seja relacionado a elementos da natureza, animais, características físicas ou valores importantes para a cultura.

 

Iny, que se pronuncia “Inã”, na língua nativa dos Karajás, tribo indígena originária de Aruanã-GO, significa nós, “nós mesmos”. Esta foi a palavra escolhida para batizar o projeto, que é muito mais do que uma plataforma.

A plataforma Inã reflete a “nossa responsabilidade” em cuidar da terra e representa a conexão com a riqueza cultural e profunda ligação dos povos originários com o meio ambiente.

Assim como os indígenas cuidam da Terra com sabedoria ancestral, é nosso dever protegê-la. O sangue indígena corre nas raízes de nossas matas, e preservá-las significa honrar essa herança e garantir um futuro sustentável para todos.

 

Trazer esse nome, carregado de herança indígena, representa o que a plataforma pretende promover para a sociedade como co-participante da proteção ambiental.  Andréa Vulcanis, Secretária de Meio

 

Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás, afirma que este é a plataforma Inã faz parte de um “movimento fundamental para a estruturação da política pública de meio ambiente e digitalização de todos os processos e que o uso de tecnologias tem sido destaque para todas as transformações que a SEMAD vem fazendo”, pontua.

Solução e transformação digital para o processo de denúncia e fiscalização ambiental

 

A solução “Inã” se destaca por sua abordagem integrada e personalizável, unindo os módulos de denúncia, fiscalização e consulta em uma única plataforma. Essa integração abrangente permite uma gestão ambiental mais eficaz e ágil, adaptada às legislações estaduais de Goiás. Ao fornecer uma visão completa do processo, desde a denúncia até a fiscalização e consulta, a “Inã” oferece uma solução abrangente para os desafios enfrentados pelos órgãos de fiscalização. Isso não apenas aprimora a eficiência das operações, mas também promove uma maior transparência e participação da população na proteção dos recursos naturais.


Para saber mais sobre a Inã, acesse nosso site youxgroup.com.br e explore as nossas soluções!

Tags:

Goiás, SEMAD, Inã, Grupo YouX, desmatamento, poluição, queimadas, emergências, atropelamento de animais silvestres, sanções, fiscalização, proteção ambiental, sustentabilidade, preservação

IMG_9267
IMG_9041 copiar
IMG_8908

Postagens recentes

  • All Posts
  • CAR
  • Inovação
YouX promove treinamento para o IPAAM

abril 10, 2024/

YouX promove treinamento para o IPAAM YouX Group YouX e IPAAM: Fortalecendo Capacidades para a Conservação Ambiental Durante as últimas…